Melatonina: Beneficios, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Contra Indicações ~ Fanáticos Por Musculação

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Melatonina: Beneficios, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Contra Indicações

O que é Melatonina?

Para milhões de pessoas, a melatonina pode ser a resposta para evitar uma terrível noite de sono. Sabemos que o sono é altamente importante para manter a saúde de todo o corpo e evitar problemas de saúde agudos e crônicos. Mas o que é melatonina? Na verdade, é um hormônio que é responsável por estabelecer nosso ciclo sono/vigília, desde que você tome a dose adequada.


Melatonina: Beneficios, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Contra Indicações




De acordo com um novo estudo do Centros de Controle e Prevenção de Doenças, um em cada três adultos americanos não dorme o suficiente regularmente. No topo da lista de usos comuns da melatonina definitivamente está: A ajuda quando se trata de uma boa noite de descanso e como um auxiliar de sono natural . 

A melatonina é usada para tratar os problemas do sono decorrentes do jet lag ou da  insônia,  e até mesmo é usado para ajudar a tratar certos tipos de câncer. 

A pesquisa científica mostrou que a melatonina pode beneficiar pacientes com câncer, especificamente aqueles com diagnóstico de câncer de mama ou próstata. Esses são dois tipos de câncer hormonalmente ligados, de modo que, faz com que um hormônio como a melatonina possa desempenhar um papel fundamental no seu tratamento.

A melatonina é produzida naturalmente por nossos corpos, mas a cafeína, o álcool e o consumo de tabaco podem reduzir os níveis de melatonina no corpo. 

Para algumas pessoas, a melatonina pode ajudar a recuperar os ritmos do sono. Vamos falar mais sobre os benefícios da melatonina, como tomar, efeitos colaterais e contra indicações.

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro. A glândula pineal está localizada logo acima do seu cérebro central e é apenas o tamanho de uma ervilha. Sua síntese e liberação são estimuladas pela escuridão e suprimidas pela luz.
Melatonina: Beneficios, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Contra Indicações
A melatonina é secretada pela glandula pineal


A melatonina é responsável por manter o ritmo circadiano do seu corpo . Por que isso é importante? Seu ritmo circadiano é o termo mais elegante para o relógio biológico de uma pessoa, que também funciona em um horário de 24 horas, como o dia. Este relógio interno desempenha um papel crítico quando dormimos e quando acordamos.

Quando está escuro, seu corpo produz mais melatonina, mas quando é dia, a produção de melatonina cai. É por isso que pessoas que são cegas ou que trabalham em horário noturno podem ter problemas com seus níveis de melatonina. 
Mas para qualquer um, a falta de exposição à luz durante o dia ou a exposição a luzes brilhantes à noite pode interromper os ciclos normais de melatonina do corpo.

Quando você está exposto à luz, estimula uma via nervosa da retina no olho para uma área no cérebro chamada hipotálamo . Aqui é onde o núcleo supraquiasmático está localizado, e inicia a ativação da glândula pineal. Uma vez que o nucleo se liga a glândula pineal, ele começa a produzir melatonina, que é então liberada na corrente sanguínea.

O precursor da melatonina é a serotonina, um neurotransmissor derivado do aminoácido triptofano . Dentro da glândula pineal, a serotonina é processada para produzir melatonina. Para que isso seja possível, um produto químico natural chamado acetil serotonina deve atuar como intermediário. A serotonina produz acetil serotonina, que é então convertida em melatonina. Além de seu papel como precursor na síntese da melatonina, a acetil serotonina também é conhecida por ter benefícios antidepressivos, anti-envelhecimento e benefícios cognitivos.

Uma vez que a serotonina é transformada em melatonina, os dois neurotransmissores não interagem novamente. Como a melatonina, sabe-se que a serotonina afeta a maneira como você dorme e transmite sinais entre células nervosas que alteram suas funções diárias do cérebro. Mas muitos dos benefícios para a saúde que se pensa ser devido ao aumento dos níveis de serotonina podem ser provenientes da capacidade da serotonina para tornar possível a produção de melatonina.

A glândula pineal geralmente começa a produzir melatonina por volta das 9 horas da noite. Os níveis de melatonina aumentam bruscamente e você começa a sentir mais sono. Se o seu corpo estiver funcionando como deveria, seu nível de melatonina permanece elevado enquanto você dorme, durante um total de aproximadamente 12 horas. Os níveis de melatonina caem, e por volta das 9 horas da manhã, o nível está de volta a quase impossível detecção, onde permanece durante o dia.

A melatonina também é crucial para a saúde reprodutiva feminina, pois desempenha um papel no controle do tempo e da liberação de hormônios reprodutivos femininos. Isso ajuda a decidir quando uma mulher começa a menstruar, a freqüência e o comprimento dos ciclos menstruais, bem como quando uma mulher pára de menstruar completamente (menopausa).

As crianças pequenas têm os níveis mais altos de melatonina noturna. Muitos pesquisadores acreditam que a melatonina diminui à medida que envelhecemos. Se isso é verdade, então poderia explicar por que as pessoas mais velhas tendem a dormir menos, a contrário de quando eram mais jovens.


Melatonina Benefícios  



1. Ajuda do sono natural


O uso da melatonina para dormir é, de longe, o seu uso mais conhecido como remédio natural. Quando se trata de problemas de sono , o tratamento médico convencional tipicamente envolve drogas farmacêuticas, mas esses medicamentos freqüentemente levam a uma dependência a longo prazo e vêm com uma lista de possíveis efeitos colaterais. É por isso que muitas pessoas querem encontrar algo mais natural para ajudá-los a dormir mais e melhor.
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A pesquisa sugere que complementar com a melatonina suplemento pode ajudar as pessoas com ritmos circadianos interrompidos, como pessoas que trabalham no turno da noite e pessoas com insonia. A suplementação de melatonina também pode ajudar os indivíduos com níveis cronicamente baixos de melatonina a dormir melhor , como pessoas com esquizofrenia, com má qualidade de sono.

Um estudo de 2012 publicado na Drugs & Aging  analisou os efeitos da melatonina de libertação prolongada no tratamento da insônia em pacientes com 55 anos ou mais. Na União Europeia, são aprovados dois miligramas de melatonina de libertação prolongada para o tratamento da insônia primária, caracterizada pela má qualidade do sono. 

O estudo randomizado, em dupla ocultação, descobriu que dois miligramas de melatonina administrados uma a duas horas antes da hora de dormir foram associados com melhorias significativas em comparação com um placebo na qualidade e comprimento do sono, alerta de manhã e qualidade de vida relacionada à saúde. O estudo também descobriu que se a dosagem de melatonina (de dois miligramas) era de curto ou longo prazo, não havia dependência, tolerância, insônia de recuperação ou sintomas de abstinência.


2. Tratamento do câncer de mama e próstata


Vários estudos sugerem que níveis baixos de melatonina podem estar associados ao risco de câncer de mama. 

Para determinar a eficácia da melatonina na parada do crescimento tumoral, um grupo de pesquisadores avaliou a ação da dose de melatonina no crescimento de tumores mamários in vitro (usando células de câncer humano) e in vivo (usando camundongos). Os pesquisadores descobriram que a melatonina pode inibir o crescimento tumoral e a produção celular, bem como bloquear a formação de novos vasos sanguíneos em modelos de câncer de mama com receptor negativo de estrogênio. Esta pesquisa de 2014 mostra o potencial da melatonina como agente terapêutico para o câncer de mama. 

Outro estudo analisou as mulheres que estavam tomando o medicamento quimioterápico de tamoxifeno para câncer de mama, mas não viram melhorias. Com a adição de melatonina aos seus regimes de tratamento, os pesquisadores descobriram que os tumores diminuíram modestamente em mais de 28% das mulheres.

Estudos também mostram que homens com câncer de próstata apresentam níveis mais baixos de melatonina do que homens sem a doença. Um estudo publicado em Oncology Reports  visava verificar se a melatonina poderia modular o crescimento de células de câncer de próstata dependentes de andrógenos. Os resultados demonstraram que a melatonina pode inibir significativamente a proliferação de células de câncer de próstata. 

Combinados, esses estudos mostram a grande promessa da melatonina como um potencial tratamento natural para o câncer .


3. Diminui os sintomas negativos da menopausa 


A melatonina suplementoo demonstrou melhorar os problemas de sono durante a menopausa. 

Em um estudo com mulheres peri menopáusicas e com menopausa entre 42 e 62 anos, dentro de seis meses, com uma dose diária de melatonina, a maioria das mulheres relatou uma melhora geral do humor e uma mitigação significativa da depressão. Os achados deste estudo parecem demonstrar que a suplementação de melatonina entre mulheres peri menopáusicas e com menopausa pode levar à recuperação das funções da hipófia e da tireóide em direção a um padrão mais jovem de regulação. 

Esta é uma ótima notícia porque mostra que a melatonina pode ajudar a diminuir sintomas comuns negativos da perimenopausa  e  sintomas da menopausa , como problemas de sono.


4. Trata a doença cardíaca


Múltiplos estudos sugerem que a melatonina possui propriedades protetoras para o coração. 

Especificamente, pesquisas mostram que quando se trata de saúde cardiovascular, a melatonina tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Também pode ajudar a baixar a pressão arterial e o colesterol. Parece ter propriedades cardio protetoras através da sua atividade direta da eliminação de radicais livres. Em geral, as habilidades protetoras da melatonina podem ajudar a reduzir e tratar doenças cardiovasculares.


5. Tratamento da fibromialgia e alívio da dor crônica


Os sintomas da fibromialgia incluem dor prolongada e generalizada nos músculos e tecidos conjuntivos, sem qualquer causa específica. 

Um estudo randomizado e controlado por placebo em 101 pacientes com síndrome da fibromialgia avaliou a eficácia da melatonina na redução dos sintomas. Ele descobriu que os pacientes experimentaram uma redução significativa em seus sintomas quando tomaram uma dose de melatonina isoladamente ou em conjunto com o antidepressivo fluoxetina (Prozac).

O grupo que tomou apenas melatonina recebeu uma dose diária de melatonina de cinco miligramas, enquanto o outro tomou três miligramas de melatonina e 2 miligramas de antidepressivo. Outros estudos sugerem que a melatonina pode ser capaz de ajudar com outras condições dolorosas crônicas, como enxaquecas.


6. Fortalecimento do sistema imunológico


A pesquisa mostra que a melatonina possui fortes efeitos antioxidantes e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico . 

Uma revisão científica de 2013 chama a melatonina de um "tampão imune" porque parece atuar como um estimulante em uma condição imunossupressora, mas também se comporta como um composto anti-inflamatório quando há uma resposta imune intensificada, como no caso de inflamação aguda.


7. Tratamento do Jet Lag


O Jet lag é um distúrbio de sono temporário comum em viajantes aéreos que viajam rapidamente de avião em vários fusos horários. Isso ocorre como resultado do ajuste lento do relógio do corpo para o tempo de destino, o que faz com que o sono e a vigília estejam fora de sincronia com o novo ambiente. A melatonina suplemento pode ajudar a "reiniciar" seu ciclo de sono e vigília quando você sofre com o Jet lag.

Uma revisão científica de um grande número de ensaios e estudos que envolvem melatonina e jet lag constatam que a melatonina é "extraordinariamente eficaz na prevenção ou redução do jet-lag, e o uso ocasional de curto prazo parece ser seguro". 

As pesquisas descobriram que em nove em 10 ensaios, quando a melatonina foi tomada perto da hora de dormir no destino (10 a 12 horas), houve uma diminuição do intervalo de jet  lag de cinco ou mais fusos horários. Os pesquisadores também observaram que doses diárias de melatonina entre 0,5 e cinco miligramas funcionavam de forma similar, mas os indivíduos adormeceram mais rápido e dormiram melhor depois de tomar cinco miligramas em comparação com 0,5 miligramas.

Quando uma dosagem de melatonina acima de cinco miligramas foi administrada, não produziu resultados melhores. Outra conclusão chave é que o tempo de uma dose de melatonina é fundamental porque, se for tomada cedo demais, pode atrasar a adaptação ao novo fuso horário. A incidência de outros efeitos colaterais da dosagem de melatonina foi baixa. 


8. Ajuda no tratamento do autismo em crianças


A pesquisa mostrou que a melatonina pode ajudar as crianças com problemas de desenvolvimento como o autismo. Isso é importante, particularmente com as taxas de autismo em ascensão.

Uma revisão científica de 2011 publicada no Developmental Medicine and Child Neurology  avaliou 35 casos que tiveram resultados relacionados com melatonina envolvendo distúrbios do espectro do autismo, incluindo o transtorno autista, a síndrome de Asperger , a síndrome de Rett  e outros distúrbios de desenvolvimento comuns. 

Depois de analisar os numerosos estudos, os pesquisadores concluíram que a suplementação de melatonina em distúrbios do espectro do autismo está ligada a melhores parâmetros do sono, comportamento diurno melhorado e efeitos colaterais mínimos. 


9. Pode aliviar o zumbido



Pesquisas sugerem que a melatonina pode servir como um tratamento natural do zumbido . 
O zumbido é uma condição que causa barulho ou zumbido nos ouvidos. Para muitas pessoas, os sintomas de zumbido eventualmente desaparecem à medida que suas sensações auditivas e nervos perto de seus ouvidos se ajustam, mas para aqueles que lidam com zumbido por um longo período de tempo, isso pode levar a outros problemas de saúde, como ansiedade e depressão.

As propriedades anti-oxidativas da melatonina podem contribuir para a sua capacidade de aliviar o zumbido. Pesquisadores do Instituto de Olhos e Orais da Universidade Estadual de Ohio realizaram um estudo envolvendo 61 participantes. Depois de tomar 3 miligramas de melatonina por noite durante 30 dias, os participantes tiveram uma diminuição significativamente maior nos sintomas do zumbido. Tomar melatonina também ajudou a melhorar a qualidade do sono em pacientes com zumbido crônico. 


10. Alivia a Disfunção da Bexiga



Os receptores de melatonina são encontrados na bexiga e na próstata. Isso evita elevações nos níveis de malondialdeído , que é um marcador para o estresse oxidativo. Através da redução do estresse oxidativo, a melatonina ajuda a combater a disfunção da bexiga induzida pela idade. Também limita as contrações da bexiga e induz o relaxamento, ajudando a aliviar problemas como a bexiga hiperativa .

Uma revisão do artigo publicada em Current Urology descobriu que, embora os mecanismos de ação exatos ainda não estejam totalmente compreendidos, existe uma forte evidência sugerindo que um desequilíbrio de melatonina pode ter um efeito prejudicial sobre a disfunção da bexiga. 

E um estudo de 2012 sugere que a produção noturna de melatonina ajuda a melhorar o sono e reduzir as ondas noturnas habituais. A melatonina também aumenta a capacidade da bexiga e diminui o volume de urina devido aos seus efeitos no sistema nervoso central. 


11. Ajuda a aliviar o estresse



Os níveis de melatonina mudam quando você está sofrendo de estresse. 

O estresse diminui as concentrações de melatonina à noite e aumenta a produção de melatonina durante o dia, o que é devido ao aumento do cortisol, o hormônio do estresse. A melatonina pode ajudar a aliviar o estresse, controlando o nível de estimulação experimentado pelo corpo.

Se você está se sentindo ansioso, a melatonina ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade, como fadiga diurna, sonolência, insônia e agitação. Ele também promove um humor calmo e é compatível com a função cerebral.


Fatos de interesse da melatonina




  • A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro.
  • O precursor da melatonina é a serotonina , um neurotransmissor derivado do aminoácido triptofano.
  • Quando está escuro, a secreção e a produção de melatonina aumentam.
  • Quando é dia, a secreção e a produção de melatonina diminuem.
  • O Jet Lag, o trabalho por turnos e a má visão podem interromper os ciclos de melatonina.
  • A cafeína , o tabaco e o álcool podem reduzir os níveis de melatonina no organismo.
  • As crianças pequenas têm os níveis mais altos de melatonina noturna.
  • A luz azul emitida por telas (TV, computador, telefone, etc.) suprime os níveis de melatonina, tornando mais difícil adormecer.
  • A melatonina pode ser útil para crianças com deficiências de desenvolvimento como o autismo.
  • Alguns alimentos que aumentam naturalmente a produção de melatonina incluem aveia, bananas, cerejas azuis, nozes, abacaxi e cevada.
  • O exercício diurno e a exposição à luz promovem o ritmo circadiano regular da melatonina e ajudam a garantir níveis mais altos durante a noite.
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Como usar a melatonina e a dose adequada


Você pode encontrar facilmente melatonina na Loja de Suplementos Descontão, on-line, em várias marcas importadas.


Você pode overdose na melatonina? Tal como acontece com qualquer medicamento ou suplemento, é possível tomar muita melatonina. A maioria dos médicos e pesquisadores recomendam mais de cinco miligramas por dia, mas as recomendações podem variar por pessoa e condição.

Atualmente, não há dose recomendada para suplementos de melatonina. É importante saber que as pessoas reagem de forma diferente ao tomar melatonina. Para pessoas que são muito sensíveis, doses mais baixas parecem funcionar melhor. Para problemas de sono, você deve saber que a dose correta de melatonina irá durar bem sem cansaço ou irritabilidade diurna, então, se você estiver sempre cansado , a melatonina é uma ótima opção para reverter essa tendência.

É sempre uma boa ideia começar com uma dose muito baixa de melatonina e ver como você reage. Você pode seguir as instruções do suplemento no rótulo ou consultar um especialista se você não tiver certeza.


Dosagem de melatonina para crianças



A melatonina para crianças às vezes é útil. Se o seu filho tiver um transtorno do desenvolvimento neurológico que cause problemas de sono, seu médico pode prescrever melatonina. 

Também é usado para tratar sintomas de TDAH , autismo, paralisia cerebral  e deficiências de desenvolvimento em crianças. No entanto, doses mais elevadas de melatonina em jovens podem causar convulsões. Também interfere com o desenvolvimento durante a adolescência por causa de potenciais efeitos nos hormônios. Sempre consulte um médico antes de dar melatonina a uma criança.


Dosagem de Melatonina para Adultos



Para o Jet Lag: 0,5 a cinco miligramas de melatonina por via oral, uma hora antes da hora de dormir no destino final tem sido utilizado em vários estudos. Outra abordagem que foi usada é de um a cinco miligramas uma hora antes da hora de dormir durante dois dias antes da partida e de dois a três dias após a chegada ao destino final.

Para o ritmo circadiano e doenças do sono em pessoas com e sem problemas de visão: uma dose única de 0,5 a cinco miligramas por via oral antes de dormir ou como uma dose diária de um a três meses.

Para síndrome de fase de sono atrasada:  0,3 a seis miligramas por via oral (sendo cinco miligramas o mais usado) diariamente antes de dormir por duas semanas a três meses.

Existem muitas outras sugestões de dosagem de melatonina para várias problemas com a saúde com base em pesquisas científicas, uso tradicional e indicação especializada. 

Quando se trata de doses de melatonina para o sono, as pessoas geralmente tomam uma dose muito antes de dormir, e acham que não está fazendo o efeito rápido o suficiente e toma outra dose. Algumas pessoas também acordam durante a noite e tomam outra dose de melatonina. Embora isso não cause problemas sérios, esta não é a maneira certa ou segura de usar melatonina porque quanto mais você tomar, mais provável é que você tenha efeitos colaterais indesejados.

Se você tem câncer, você sempre deve falar com seu médico antes de tomar melatonina.


Melatonina possíveis efeitos colaterais e interações 


A melatonina é segura? É bastante segura quando tomado por via oral por curtos períodos de tempo. Também pode ser seguro para algumas pessoas usar a longo prazo. 

Algumas pessoas tem sonhos vivos ou pesadelos quando tomam melatonina, e tomar muita pode interromper os ritmos circadianos. Outros possíveis efeitos colaterais da melatonina incluem dor de cabeça, tonturas, sonolência diurna, sentimentos de depressão a curto prazo, cólicas no estômago, irritabilidade e diminuição da libido. Para os homens, o alargamento do peito ( ginecomastia ) e a contagem de esperma reduzida também são possíveis. Se você sentir sonolência na manhã após tomar melatonina, tente tomar uma dose mais baixa.

Mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar melatonina. A melatonina é um hormônio, então, se você tiver uma história de problemas de saúde relacionados com hormônios, então você só deve usar melatonina sob a supervisão de um médico.

A melatonina pode diminuir a eficácia de alguns medicamentos enquanto diminui os efeitos colaterais dos outros. Em geral, estas são algumas das possíveis interações de medicamentos a serem conscientes:

Medicamentos antidepressivos
Medicamentos antipsicóticos
Benzodiazepínicos
Pílulas anticoncepcionais
Medicamentos para pressão arterial
Bloqueadores beta
Medicamentos para diluir o sangue (anticoagulantes)
Interleucina-2
Antiinflamatórios não esteróides (AINEs)
Esteróides e medicamentos imunossupressores
Tamoxifeno

Fale com o seu médico primeiro antes de tomar melatonina se tiver algum problema de saúde ou está atualmente tomando outros medicamentos.

Nunca conduza ou use máquinas dentro de cinco horas após a tomar melatonina. Se você tomar uma quantidade excessiva de intencionalmente ou por acidente, procure atendimento médico imediatamente.


Conclusões finais sobre a dose de melatonina



Lembre-se que mais não é necessariamente melhor quando se trata de melatonina. Uma maior dose pode realmente levar a efeitos colaterais que perturbam o seu descanso. No entanto, quando usado corretamente, a melatonina mostrou-se que ajuda vários problemas de sono diferentes, seja os problemas temporários do jet lag ou uma questão de sono mais crônica como a insônia. Os achados científicos quando se trata de câncer e saúde cardíaca também são altamente impressionantes.

Recomendamos manter a dose e a duração da melatonina sempre baixa, a menos que um médico o informe de outra forma com base em seu problemas específicos com a sua saúde. Se você está tomando melatonina por duas semanas ou mais e não vê nenhuma melhoria em seu sono, os problemas de sono do seu corpo podem ser o resultado de outro problema, como ansiedade ou depressão , e você terá que abordar esses problemas de forma diferente.


Saiba mais  sobre a melatonina no programa Bem Estar da Globo.

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