Alimentação adequada é a base do desenvolvimento e ganho de massa muscular ~ Fanáticos Por Musculação

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Alimentação adequada é a base do desenvolvimento e ganho de massa muscular

Alimentação adequada é a base do desenvolvimento e ganho de massa muscular

Profissional dá dicas para comer certo e alcançar os objetivos


Em tempos de valorização do corpo e da saúde, a alimentação é vista como grande aliada para quem quer emagrecer, engordar, ganhar massa muscular ou, simplesmente, iniciar uma atividade física e ter uma qualidade de vida melhor. Mas todo cuidado é necessário na escolha dos alimentos e suplementos, que podem se tornar grandes parceiros ou grandes vilões dos objetivos da dieta alimentar.

Para a nutricionista Bárbara Spagnol, especialista em nutrição esportiva, as pessoas devem prestar atenção aos itens que são incluídos na dieta, pois o mesmo alimento que funciona muito bem para uma pessoa pode fazer mal para outra. "Sempre digo que não existe o que é bom e o que é ruim, existe pra quem".

A nutricionista dá algumas dicas que podem ajudar nos resultados da atividade física, mas ressalta a importância da orientação de um profissional para a definição das quantidades dos alimentos e da variação do cardápio, conforme o organismo de cada pessoa.

INICIAR

Para quem quer iniciar a atividade física são necessárias algumas mudanças básicas na alimentação. 
Segundo Bárbara, a dica é se hidratar bem, com dois litros de água por dia, e manter a alimentação de três em três horas - com frutas, castanhas, cereais e sementes, por exemplo. "Também é importante diminuir o consumo de gordura e evitar frituras, produtos industrializados, temperos em pó ou em tablets (caldos artificiais) e refrigerantes".

EMAGRECER

Para quem quer emagrecer, a nutricionista recomenda reduzir o consumo calórico e a ingestão de carboidratos - como arroz branco e batata -, principalmente no período da noite. 

Bárbara lembra que é importante diminuir as calorias, e não cortar a refeição. "A pessoa pode ingerir carboidratos de boa qualidade - como arroz integral ou batata-doce. Além disso, também é importante diminuir a ingestão de glúten (proteína presente em alimentos à base de farinha de trigo e outros)".

Outra dica da nutricionista é refogar os legumes a vapor e, depois disso, acrescentar um pouco de azeite, evitando assim o uso do óleo. "O óleo acrescenta muitas calorias ao alimento. E também é melhor optar sempre pelos grelhados e não fritar nada."

Introduzir chás na dieta também pode ajudar. "Alguns chás têm função antioxidante, anti-inflamatória e ajudam na limpeza do organismo". Ela cita como exemplos o chá verde e os chás de cavalinha, oliveira, hibiscus e centella asiática. Outra opção é o suco verde, que pode ser feito com ingredientes como couve, gengibre e linhaça, alimentos que enriquecem a dieta.

A nutricionista também recomenda que a refeição sempre seja iniciada pelas verduras para dar mais saciedade e que as frutas ingeridas no período da noite sejam menos doces e em porções pequenas.

GANHAR MASSA

Para o ganho de massa muscular, a nutricionista destaca que é preciso cuidado. "Diferente do que todo mundo pensa, nem sempre é só aumentar a ingestão de carboidratos e proteínas". Bárbara reforça que algumas pessoas podem ter intolerância a alguns alimentos, o que prejudica a absorção pelo intestino, gerando uma "síndrome não absortiva". "Por exemplo, se uma pessoa tem intolerância a algum componente do iogurte, mais vai irritar (o intestino) e menos vai absorver (de proteínas)."

Dica natural para quem quer ganhar massa é o consumo do abacate. "A pessoa pode fazer uso da gordura do bem - como a encontrada no abacate. 

Ele aumenta naturalmente o GH (hormônio do crescimento)". Outra recomendação é aumentar o consumo de peixes e de linhaça. "São alimentos ricos em ômega 3, que é um protetor da massa muscular", explica.

Segundo Bárbara, também é importante aumentar a ingestão de carboidratos, sempre de boa qualidade - como macarrão integral, mandioca, batata-doce e arroz integral - e manter a alimentação de duas em duas horas, principalmente para quem tem o metabolismo acelerado. "Às vezes, a pessoa come e já usa como fonte de energia". 

A nutricionista também indica alimentos ricos em energia antes da atividade física - como o açaí.

RISCOS E CUIDADOS

Tanto para quem quer emagrecer ou para quem quer ganhar massa muscular, a nutricionista alerta para os riscos. 

Para quem busca emagrecer, os excessos de alimentos - como o chá verde e o suco verde - podem causar uma falha na função da tireoide. Segundo Bárbara, recorrer ao uso de "shakes" para emagrecer pode não ser a melhor opção. "Eles podem causar uma úlcera gástrica e há casos de alergias e coceiras".


 O ideal é procurar orientação para que a dieta funcione para que não se use a dose errada e para que a pessoa saiba o tempo de parar".

Para ela, os alimentos devem ser ingeridos da forma mais natural possível. "As pessoas acham que estão sabendo tudo de alimentação e suplementos e, na verdade, elas não sabem nada. 

É preciso observar que há um risco bem sério e cada caso tem que ser avaliado", recomenda.

Fonte: http://www.jlmais.com/

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