Carboidratos no pré treino ~ Fanáticos Por Musculação

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Carboidratos no pré treino

Opte pelos carboidratos e respeite  a ingestão antes da atividade física


Quando iniciamos uma atividade física, a situação ideal é que o processo de esvaziamento gástrico tenha terminado para não causar maior desconforto

A ingestão de alimentos antes da prática de atividade física é uma necessidade, mas requer certos cuidados para evitar desconforto, mal-estar e mesmo prejuízo de desempenho. O fator que determina o aproveitamento do alimento ingerido é o mecanismo de esvaziamento gástrico. A sugestão para isso é priorizar alimentos da forma líquida, não ingerir grandes quantidades, dar prioridade aos carboidratos, observar a necessidade de diluição e respeitar o tempo de ingestão anterior ao início da atividade.


Quando iniciamos uma atividade física, a situação ideal é que o processo de esvaziamento gástrico já tenha terminado, pois a existência de conteúdo no estômago causa desconforto e pode precipitar episódios de vômitos ou até desencadear uma dor no flanco que certamente inviabilizaria a continuidade do exercício.
O estômago é um órgão do aparelho digestivo que tem as funções de armazenar o alimento ingerido e iniciar o processo de digestão. No estômago, não existe absorção de alimentos e nem mesmo de água. Quando ingerimos, um alimento o estômago o armazena e vai se esvaziando gradualmente para o início do intestino delgado (duodeno), onde efetivamente começa a haver a absorção dos nutrientes para a corrente sanguínea.

A questão é que o tempo de esvaziamento gástrico é muito variável, dependendo de uma série de fatores. Em primeiro lugar, existe uma questão individual, decorrente de características constitucionais. Existe, entretanto, grande influência da natureza e da quantidade de alimento ingerido. Alimentos mais fluidos se esvaziam mais rapidamente do estômago. Maiores quantidades também certamente exigirão um tempo de esvaziamento.
A natureza do alimento também tem grande influência. Gordura e proteína são nutrientes de mais difícil digestão, portanto se esvaziam do estômago mais lentamente. Os carboidratos tem esvaziamento gástrico mais rápido. Outra informação a ser considerada é que, durante o exercício, o esvaziamento gástrico é mais lento, pois existe uma redistribuição de fluxo sanguíneo do tubo digestivo para os músculos.
Finalmente existe a influência da concentração. Quanto mais diluído for um nutriente, mais rápido ele se esvazia do estômago. Para os carboidratos, que muito frequentemente são ingeridos na forma de gel antes da atividade, é recomendável uma diluição para concentração nunca superior a 7 ou 8 %. Portanto um sachê com cerca de 30 g de carboidrato precisa ser diluído com cerca de 400 ml, ou seja, dois copos de água.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/07/opte-pelos-carboidratos-e-respeite-ingestao-antes-da-atividade-fisica.html
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