8 atividades físicas ideais para mulheres acima dos 40 anos ~ Fanáticos Por Musculação

segunda-feira, 21 de julho de 2014

8 atividades físicas ideais para mulheres acima dos 40 anos

Nunca é tarde para começar a praticar atividades físicas, pelo contrário, quanto mais vamos envelhecendo mais necessário se torna. Quando se chega aos 40 anos, muitas mudanças ocorrem no nosso corpo – o metabolismo desacelera, há redução da massa magra e a perda de aproximadamente 3% da massa óssea por ano. Por isso é essencial que nos mantenhamos, ou iniciemos, uma prática regular de esportes, para fortalecer os músculos e proteger também os osso.


Se em todas as idades é necessário que se faça acompanhamento médico para planejar um treino adequado às necessidades físicas específicas de cada um, após os 40 anos é ainda mais importante, pois aumenta o riso de doenças cardíacas e vasculares. Os especialistas afirmam também que o acompanhamento médico é muito importante para que estejamos atentos a nossas limitações, assim podemos respeitá-las, para que o resultado da prática esportiva não seja negativo.
Veja abaixo algumas sugestões de atividades de baixo impacto, mas muito úteis para te manter saudável e bonita:

Alongamento
O alongamento é necessário antes de iniciar a prática de qualquer atividade física. Aquecer os músculos e preparar-se para o exercício vai evitar cãibras e lesões. Além disso, alongar-se ao acordar e antes de dormir também é muito benéfico, pois prepara corpo e mente para a tarefa a seguir.
Yoga
Para as mulheres de 40 anos que querem aumentar sua flexibilidade e sua força física, a yoga é mais do que recomendada. Ela aumenta muito a sensação de bem-estar, reduz a pressão arterial, controla ansiedade e insônia, e relaxa os músculos, além de fortalece-los e melhorar a capacidade respiratória.
Aeróbica
Segundo especialistas, exercícios aeróbicos podem rejuvenescer até 12 anos, aumentar a capacidade respiratória em 25%, além de aumentar o tempo de vida daquelas que os praticam após os 40 anos. Para as mulheres que querem perder peso, é uma boa carta na manga aliada a uma dieta balanceada e alguns truques, como os sucos detox.
Corrida
Hoje em dia, a maior parte dos corredores tem de 40 anos. Eles buscam iniciar alguma atividade física e procuram a corrida por ser um esporte fácil de começar, além de se possuir a liberdade de ir aumentando a intensidade aos poucos. A corrida trabalha grande parte dos músculos do corpo, e é perfeita para quem não quer passar horas dentro do ambiente da academia. Também é considerado um esporte muito relaxante para a mente, pois pode ser praticado ao ar livre e até me grupos.
Pedalada
A pedalada é uma prática esportiva que traz grande perda calórica, trabalha pesado os músculos inferiores, como pernas e bumbum, mas possui pouco impacto. A aceleração do metabolismo acarreta no aumento da imunidade e estudos afirmam que a prática também melhora as relações sexuais de quem já passou dos 40 anos. Andar de bicicleta também não tem idade, e qualquer hora é hora de aprender, além de fazer bem para o corpo, também serve como meio de transporte mais econômico e ecológico.
Musculação
Para combater a perda da força e de tônico muscular, 40 minutos de musculação diária é mais do que o suficiente. Os resultados da musculação depois dos 40 são mais demorados, mas tão bons quanto quando se é mais jovem, e pode cumprir um papel fundamental em aumentar a auto-estima e a disposição física.
Caminhada
A caminha é uma prática que não exige muito do condicionamento físico no início, pode ser uma boa preparação para se iniciar com o tempo uma corrida. Caminhar ajuda muito a combater a osteoporose, aumenta a capacidade respiratória e a circulação e, segundo estudos da Universidade de Illinois (EUA), os efeitos rejuvenescedores da caminha são maiores do que imaginávamos para a mulherada depois dos 40, aumentando também a capacidade cerebral,incentivando a resposta mais rápida à estímulos visuais, táticos e olfativos, e também aumentando bastante a capacidade motora.
Natação

A natação é considerada um dos esportes mais completos que existem. Se você também é uma mulher de 40 que, além de se cuidar, se dedica ao trabalho e à família, ela pode ser uma boa opção de exercício por ter pouco impacto sobre os ossos e trabalhar muito os músculos em pouco tempo.
Então, se você chegou mesmo aos 40 anos sem praticar atividades físicas, essa é a hora. Afinal, não dizem que a vida começa mesmo aos 40? Pois então ela deve (re)começar o mais saudável possível.

Nunca é tarde para aderir à alguma modalidade esportiva. Uma alimentação balanceada, pouco calórica e bem distribuída durante o dia, além de uma suplementação adequada (com acompanhamento médico, é claro) são muito importantes junto à prática de esportes, para ajudar a aumentar o metabolismo e manter o corpo funcionando à todo vapor.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO Por seu comentário!