Massa Muscular pesa mais que Gordura? ~ Fanáticos Por Musculação

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Massa Muscular pesa mais que Gordura?

Massa Muscular pesa mais que Gordura?

É um equívoco comum afirmar que a massa muscular pesa mais que gordura. Leia este artigo para descobrir a realidade.


Massa Muscular pesa mais que Gordura


A maioria das pessoas adota algum tipo treino e exercícios para perder peso; e eles esperam uma perda de peso drástica e rápida, logo que  começam a treinar. 

Mesmo que suas roupas fiquem ligeiramente largas, a balança não mostra mudanças visíveis. 

Algumas pessoas que começam a treinar, podem ganhar peso, em vez de perder. Qual é a razão por trás desse fenômeno? 

A maioria dos treinadores dá a explicação de que os exercícios ajudam na construção e ganho de massa muscular e os músculos pesam mais do que a gordura. Isto é parcialmente verdadeiro, já que o fato real é mal interpretado ou mal utilizado pelos formadores de opinião.

Papel das gorduras e dos músculos na perda de peso


Muitas pessoas ainda acreditam que as gorduras podem ser transformadas em músculos através dos exercícios, o que, por sua vez, pode levar à perda de peso. 

Segundo eles, uma vez que você parar de se exercitar, os músculos se transformarão em gordura. Isso está incorreto, como as gorduras não podem ser transformadas em músculos e vice-versa. 

A prática de exercícios pode ajudá-lo a perder gordura ou ganhar músculo. 

Alguns programas de exercícios explicam como perder peso e ganhar músculo ao mesmo tempo. Todas essas mudanças podem afetar seu peso corporal. 

A perda de gordura pode levar à perda de peso até certo ponto, mas o ganho muscular pode aumentar seu peso. Se o seu treino é destinado apenas a perda de gordura, isso pode levar a uma perda de peso em uma pessoa gorda. 

Se for destinado ao ganho de massa muscular, mesmo se você perder peso através da perda de gordura, isso será compensado pelo peso dos músculos, que você ganha através dos exercícios. Ambos os fenômenos compensam-se mutuamente, resultando em nenhuma mudança aparente no peso corporal na balança. 

Massa Muscular pesa mais que gordura? 


Músculos não pesam mais do que gordura. A diferença reside na constituição. Enquanto os músculos são mais enxutos e mais densos do que a gordura, a gordura tende a ser volumosa e ocupa mais espaço do que a massa muscular. Assim, um quilo de gordura pode parecer mais pesado e mais volumoso do que um quilo de músculo. Mesmo assim, o peso é o mesmo, as gorduras aparecem mais volumosas. 

Este fato pode ser ilustrado por um exemplo. 'A' e 'B'. Os dois têm o mesmo peso corporal - 90 quilos, mas 'A' parece mais definido e saudável do que 'B'. 

Massa Muscular pesa mais que Gordura

Isto é porque, 'A' tem uma gordura corporal de 20%, enquanto que no caso de 'B', é de 35%. 

As gorduras precisam de mais espaço para caber em nosso corpo, mas os músculos ocupam um menor espaço. 

Uma pessoa com mais gordura corporal parecerá maior do que aquela com menos gordura corporal e mais músculos. 

Acima de tudo, os músculos ajudam o corpo a queimar gordura, mesmo quando você está em repouso. 

Mais massa muscular magra significa uma maior taxa de queima de calorias. 

Exercícios para ganho de massa muscular e perda de gordura 


O ganho de massa muscular e a perda de gordura dependem do tipo de exercício, duração, freqüência e intensidade dos exercícios. 

Em casos normais, a perda de peso e ganho de massa muscular pode ser conseguida através do treinamento com pesos e musculação. 

Exercícios regulares causam um pequeno grau de perda de gordura e aumento da massa muscular. A perda de gordura é compensada pelo ganho muscular e, portanto, não haverá nenhuma alteração significativa no seu peso corporal. Mesmo assim, a taxa de perda de peso é lenta e pode ser frutífera a longo prazo. 

Se você quer resultados mais rápidos, você deve optar por outros tipos de exercícios. Mais exercícios cardio ajudarão a alcançar um maior grau de perda de peso. Uma hora de exercícios aeróbicos por dia também pode levar à perda de peso a médio prazo. 15 minutos de exercícios de alta intensidade ( Treino HIIT) leva a uma perda de peso e percentual de gordura em tempo record.

Perda de peso rápida, pode ser conseguida através de dietas radicais (não recomendadas), atividade aeróbica regular e muitos exercícios; enquanto que para um rápido ganho de massa muscular, você precisa mudar para uma dieta adequada para hipertrofia, aumento da ingestão de calorias e treinamento com pesos. 

As rotas para alcançar os dois objetivos são diferentes e não podem ser obtidas através de um regime de exercícios normal. Você pode adotar um regime de exercícios de sua escolha e comparar os resultados. 

A gordura corporal pode ser medida com a avaliação física feita por um profissional de educação física ou nutricionista. Compare com as mudanças no seu peso corporal. 

No entanto, é sempre melhor ter mais músculos no corpo do que gordura; pois o primeiro queima mais calorias, que, de outra forma, seriam armazenadas no corpo em forma de gorduras. 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO Por seu comentário!